Fornecedores do Governo precisam de Certificado Digital

A medida, que visa simplificar a vida das empresas, já é válida desde junho de 2018

há 5 meses

Um desafio constante para todo empresário é o de como aproveitar todas as oportunidades para ampliar seus negócios. É por isso que uma boa saída é se tornar fornecedor do governo federal por meio de licitação, mas o que poucos sabem é que desde junho de 2018 passou a ser obrigatório o uso de um Certificado Digital para participar do processo.

Para conseguir espaço nesse mercado promissor, é preciso primeiro estar regularizado no SICAF, ou Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores, que permite o cadastramento de fornecedores de materiais e serviços para os órgãos e para as entidades da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional. Com a inscrição feita, a empresa está apta para atuar em qualquer órgão, em operações feitas por meio do portal Brasil Cidadão.

A intenção do governo ao instituir o SICAF 100% digital foi simplificar a vida das empresas, já que os fornecedores passaram a ser dispensados da apresentação de documentos presencialmente. Com isso, o acesso à participação nas compras governamentais foi facilitado e o cadastramento e atualização dos dados passou a ser feita pelo próprio fornecedor, com certificado digital, diretamente na plataforma do SICAF.

E você, já tem o seu Certificado Digital? Em um mundo super conectado o uso dessa ferramenta se mostra cada vez mais necessária. Não fique para trás, na hora de adquirir ou renovar sua certificação digital, conte sempre com a Grandes Lagos.