3 CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER COM SEU E-CPF

Um Certificado Digital é uma mão na roda em várias situações, mas é preciso ter alguns cuidados essenciais ao usar o documento

há 2 meses

A tecnologia revolucionou a forma como nos relacionamos. Com o advento da internet no século 21, hoje contratos são fechados entre empresas, em diferentes países, e de forma instantânea graças ao uso de certificações digitais.

O e-CPF, inclusive, pode ser a opção perfeita para você que procura por um método rápido, eficaz e superseguro de assinar seus documentos. Basicamente funcionando como uma versão eletrônica do CPF, ele identifica o titular e garante autenticidade, integridade, confiabilidade e não repúdio nas transações realizadas no ambiente virtual. Além disso, o formato também tem tem validade perante a lei, podendo transmitir demonstrativos para a Receita Federal e efetuar outros tipos de serviços pela internet em nome de uma empresa, caso o titular esteja representando a Pessoa Jurídica.

Por conter dados tão importantes, o titular do e-CPF deve ter muito cuidado ao utilizá-lo. Fique atento às nossas dicas:

Cuidado com computadores compartilhados

Você não entrega seus documentos para qualquer pessoa, não é mesmo? Dessa forma, é preciso ter a mesma preocupação com seu e-CPF. Independente da forma que foi instalado — computador, token ou smart card — é preciso pensar sempre em quem pode ter acesso ao documento além de você.


Utilize uma senha forte

O uso de uma senha forte é ainda a melhor forma de garantir a segurança dos seus dados. Com a evolução da tecnologia, os ataques de hackers se aprimoram na mesma velocidade, por isso a dica é evitar senhas com palavras simples, nomes de filhos, datas de aniversário e etc. Para formular uma senha ideal, faça combinações de letras maiúsculas, minúsculas, números, caracteres e símbolos.


Escolha o ideal para você

Antes de adquirir um certificado, é indispensável ficar atento às funcionalidades do documento digital. Certos certificados são utilizados exclusivamente por pessoas jurídicas para o envio de obrigações acessórias, conforme é o caso do e-CNPJ; já outros como e-NFe apenas enviam notas ficais. O e-CPF, por sua vez, pode ser utilizado pelo seu titular para acesso ao e-CAC, transmissão de declaração de Imposto de Renda, entre outros.

E para ajudar na escolha correta, nada melhor que contar com a GRANDES LAGOS. Entre em contato e adquira seu Certificado Digital de forma rápida, fácil e segura.